Alerta para chegada de onda de calor

Em Campinas, temperatura chega a 35º

Saiba Mais

horacampinas.com.br 13/12/2023
Author avatar
Prefeitura Municipal de Campinas

Inmet emite alerta para chegada da nona onda de calor do ano

 

Em Campinas, temperatura deve ficar por volta de 35ºC

 

 

Por Redação

 

 

Tempo de leitura: 2 mins

A A

A temperatura em Campinas deve subir nos próximos dias. Foto: Leandro Ferreira/Hora Campinas

A temperatura em Campinas deve subir nos próximos dias. Foto: Leandro Ferreira/Hora Campinas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um aviso laranja de perigo devido à chegada da nona onda de calor de 2023. O alerta vale até o próximo domingo (17). Em Campinas, as temperaturas começam a aumentar já nesta quarta-feira (13) e devem chegar aos 35°C a partir de quinta-feira (14). A previsão é que o calor diminua a partir de segunda-feira (18).

A cor laranja é do aviso intermediário de uma escala de riscos que varia de amarelo ao vermelho. Esta sinalização indica situação meteorológica perigosa, quando as pessoas devem se manter vigilantes e informadas regularmente sobre as condições meteorológicas previstas.

Para ser considerada onda de calor, a temperatura máxima do dia deve registrar 5° Celsius acima da média daquela localidade, por um período de três a cinco dias.

De acordo com o Inmet, as altas temperaturas serão verificadas nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul e parte do Norte e Nordeste.  Os estados que serão atingidos pelo intenso calor e que estão nesta zona de perigo são os da região Centro-Oeste (GO, MT, MS e DF), os três da região Sul (SC, RS, PR), da região Sudeste (MG, SP, RJ, centro e noroeste do Espírito Santo).

Na região Nordeste, os alertas de calorão vão para os moradores da faixa oeste da Bahia, além do sul do Piauí e do Maranhão. Já no Norte, a onda de calor atingirá o centro-sul do Tocantins e áreas de Rondônia. As temperaturas poderão alcançar os 39° C, em algumas cidades brasileiras. A previsão do Inmet aponta que, já nesta terça-feira, a umidade relativa do ar deverá ficar em torno de 40% no Centro-Oeste e 30% no Sul do Brasil

 

Causas

A meteorologista do Inmet, Naiane Araújo, aponta um conjunto de fatores responsáveis pelo fenômeno climático caracterizado pelo aumento anormal das temperaturas por um certo período.

“Nos próximos dias, a chance de chuva já começa a diminuir novamente, principalmente, a partir da quinta-feira, devido a uma massa de ar mais quente e seco, que vai quebrar esse canal de umidade, justamente nesta época do ano, quando nos aproximamos do verão, que é uma época mais quente do ano. Conforme a gente tem o céu aberto, mais ensolarado, com a ausência de nuvens e de chuva, as temperaturas disparam mesmo”.

A meteorologista aponta que o fenômeno natural El Niño é um motivo a mais para aumentar os termômetros, mas não é o único. “O El Niño é um agravante. A gente teve a configuração do fenômeno ao longo dessa primavera e, durante o verão, deve persistir. Quando se configura um El Niño, o fenômeno bagunça o regime de chuva na área central do Brasil e tem um impacto muito claro nessa elevação das temperaturas também. Então, ele é um combustível a mais, sem dúvida alguma.”

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo