Festa do Akimatsuri recebe certificado

Aprovação na Lei de Incentivo à Cultura

Saiba Mais

Prefeitura de Mogi das Cruzes 18/10/2016
Author avatar
Prefeitura de Mogi das Cruzes

Festa do Akimatsuri recebe certificado de aprovação na Lei de Incentivo à Cultura

 

A Prefeitura de Mogi das Cruzes fará, às 16 horas desta terça-feira (18/10), a entrega de dois certificados de aprovação na Lei de Incentivo à Cultura de Mogi das Cruzes à comissão de organização do Akimatsuri. Para auxiliar no custeio da festa, que é um dos maiores eventos da colônia japonesa do Alto Tietê, os responsáveis pela iniciativa inscreveram e tiveram aprovados dois projetos, referentes à realização da festa nas edições de 2017 e 2018.

Com a aprovação, a organização já pode buscar pessoas físicas e/ou jurídicas que estejam interessadas em apoiar a festa. Conforme previsto na lei, a captação de recursos junto aos apoiadores pode ser de até 20%, a partir do que seria pago ao município sob a forma de IPTU e ISS. A lei prevê que os responsáveis pelos projetos aprovados têm prazo de 24 meses para fazerem a captação de recursos e que, com 20% do valor global captado, já podem iniciar o plano de trabalho.

Este é mais um exemplo do que a Lei de Incentivo à Cultura de Mogi das Cruzes possibilita – dar suporte a uma das mais maiores e mais significativas celebrações de regaste da cultura tradicional japonesa do Estado de São Paulo. O Akimatsuri é realizado na cidade desde o ano de 1986 e, segundo os organizadores, atrai uma média de 85 mil pessoas por edição. A festa acontece por mobilização do Bukyo e da colônia japonesa na cidade e tem o apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes.

Desde que a Lei de Incentivo à Cultura passou a ser operacionalizada, em janeiro de 2016, 38 projetos mogianos dos mais diversos segmentos culturais já foram aprovados. Criada oficialmente em 2014 e regulamentada em 2015, a lei visa possibilitar a pessoas físicas e jurídicas o ato de destinar parte dos impostos que pagariam ao município para o custeio de projetos culturais, estimulando assim a produção e execução de projetos culturais locais.

A Lei de Incentivo à Cultura pode beneficiar projetos das seguintes áreas: música, dança, artes cênicas, cinema, vídeo, literatura, artes visuais, arte popular, patrimônio cultural, acervos do patrimônio cultural de museus, arquivos históricos, centros culturais e bibliotecas, patrimônio paisagístico e pesquisa científica nas diferentes áreas do conhecimento. (LMS)

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo