Campanha já imunizou mais de 24 mil

Contra a gripe em Mogi das Cruzes

Saiba Mais

Prefeitura de Mogi das Cruzes 02/05/2017
Author avatar
Prefeitura de Mogi das Cruzes

Campanha já imunizou mais de 24 mil pessoas contra a gripe em Mogi das Cruzes

 

Mais de 24 mil pessoas já foram vacinadas contra a gripe nestes primeiros dias da campanha nacional de imunização, que prossegue até o dia 26 deste mês.

Para este próximo sábado (6/05), o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis, vai intensifcar ainda mais a campanha com a disponibilização de 11 postos volantes de vacinação em locais e horários alternados (veja anexo).

“É importante levar a vacina a lugares mais populosos em campanhas volantes. A secretaria está atenta às necessidades e se esforça para que o vírus Influenza não se dissemine de forma grave na cidade", afirma o secretário.

A estratégia adotada para este sábado, dia 6, é a de levar os postos volantes aos bairros Aroeira, Barroso. Conjunto Jefferson, Vila Estação, Jundiapeba, Varinhas, Parque São Martinho, Boa Vista, Volta Fria, Jardim Piatã II e Pindorama.

A Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes mantém 35 salas permanentes de vacinação contra os tipos mais graves da Influenza, que são os tipos B, A H1N1 e A H3N2 de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.

Doenças crônicas

Nesta terça-feira (2/05), a campanha de vacinação contra a gripe entra em sua quarta etapa e passa a atender os portadores de doenças crônicas (veja anexo 2).

“Quem tem algum tipo de comorbidade possui um risco maior de desenvolver complicações e a vacinação é a intervenção mais importante na prevenção e também na redução de impactos negativos”, afirma o secretário Cusatis.

Além dos portadores de comorbidades, já estão sendo vacinados desde o dia 17 de abril trabalhadores da saúde, pessoas com mais de 60 anos, gestantes, puérperas, crianças (de seis meses a 5 anos incompletos) e indígenas.

Os professores das redes pública e particular, beneficiados neste ano, serão vacinados a partir do dia 8. O Dia D está marcado para o sábado 13 de maio, quando todos os grupos contemplados poderão tomar a vacina.

Neste ano, a meta nacional aumentou de 80% para 90%, e o público alvo estimado para Mogi das Cruzes gira em torno de 120 mil pessoas.

Os grupos prioritários são os maiores de 60 anos, crianças na faixa etária de seis meses a cinco anos incompletos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, trabalhadores da saúde e, a partir deste ano, também todos os professores, das redes pública e privada.

Riscos

Influenza ou gripe é uma doença viral, aguda e febril, caracterizada pelo início abrupto de sintomas como febre, calafrios e dor de cabeça, acompanhados de tosse, dor de garganta e coriza.

A infecção dura uma semana, em média, período em que o vírus pode ser transmitido através da tosse ou espirro, porém, em crianças esse período pode ser maior.

Algumas pessoas, como idosos, crianças pequenas, gestantes e quem tem doenças crônicas, possuem maior risco de desenvolver complicações devido à Influenza, levando a internações hospitalares e até mesmo mortes.

No ano passado, quando o Brasil enfrentou uma epidemia de gripe, Mogi das Cruzes registrou 45 casos de síndrome respiratória aguda grave, dos quais 13 pacientes morreram vítimas da Influenza. Neste ano, foram registrados até o momento 23 casos suspeitos, dos quais quatro foram confirmados por Influenza e dois por outros vírus.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo