“Chefs Notáveis” ensina gastronomia

Novo projeto do Fundo Social

Saiba Mais

Prefeitura de Mogi das Cruzes 01/07/2017
Author avatar
Prefeitura de Mogi das Cruzes

Novo projeto do Fundo Social, “Chefs Notáveis” ensina gastronomia a alunos da Apae

 

O Projeto Chefs Notáveis, nova iniciativa do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes, está com sua primeira turma em andamento e tem como objetivo levar conhecimentos básicos de gastronomia aos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) da cidade. Os jovens, de 13 a 15 anos, participam de aulas com a professora Luriana Toledo, uma vez por semana, e estão aprendendo técnicas de preparo de massas e molhos.

A inspiração veio do Instituto Chefs Especiais, escola com cursos de gastronomia para portadores da síndrome de down e jantares temáticos beneficentes. Para montar um projeto semelhante em Mogi, o Fundo Social convidou Luriana Toledo, que é funcionária da Prefeitura e participou do Master Chef 2016. Ela aceitou a proposta e a Apae foi incluída na iniciativa.

A presidente do Fundo Social, Karin Melo, acompanhou a primeira aula da turma, que aconteceu na terça-feira, dia 27 de julho. “Os alunos estão adorando, interagindo e aprendendo com alegria”, diz. Ela entende que os benefícios do Projeto Chefs Notáveis são muitos e destaca a autonomia e a valorização dos jovens e de suas famílias.

O projeto mogiano segue a linha do o Instituto Chefs Especiais, que promove a inclusão social de pessoas com síndrome de down por meio da gastronomia, mostrando que elas, desde que estimuladas e respeitadas, podem e devem se tornar independentes para serem inseridas no meio social, seja no lazer ou no trabalho, respeitando suas limitações, mas estimulando o seu melhor.

O presidente da Apae de Mogi das Cruzes, João Montes, também destaca o alcance do projeto: “É uma proposta muito boa e que agradou os nossos assistidos, na medida que proporciona a eles chances reais de inclusão”, disse. Ele comentou que os alunos se entusiasmaram com a proposta e gostaram da primeira aula: “Fui esta semana e fiquei sabendo que todos gostaram muito. Teremos uma segunda turma e isso trouxe ainda mais motivação”, observou.

A primeira turma possui dez alunos, que participarão de quatro aulas, cada uma com três horas de duração, sempre às terças-feiras, na sede da Apae. Quando as aulas terminarem, o Fundo Social realizará um evento gastronômico, que já está marcado e acontecerá no dia 20 de julho, das 19h30 às 21h30, no Helbor Patteo Mogilar. Toda a arrecadação será revertida para a compra de materiais para a próxima turma, que será formada também com alunos da Apae, só que mais velhos, entre 17 e 19 anos.

Esta nova turma terá aulas na segunda quinzena de agosto, seguindo a mesma fórmula da primeira. “Será um curso profissionalizante, com entrega de certificados pelo Fundo Social de Solidariedade, intitulado 'Princípios Básicos de Culinária'. O objetivo é estimular nossos jovens a terem uma profissão por meio da gastronomia e faremos também um evento de formatura com esses alunos”, explica Karin Melo.

Formandos

O novo projeto do Fundo Social de Solidariedade segue a tradição do órgão, na área de cursos profissionalizantes, de oferecer opções reais de inserção no mercado de trabalho. No dia 22 de junho, por exemplo, foi realizada a formatura de 70 alunos que concluíram cursos profissionalizantes nas áreas de moda e beleza, no Polo Regional da Escola de Beleza, na Vila Brasileira.

Os cursos oferecidos pelo Fundo Social têm tradição na cidade. Em mais de 90% dos casos, os alunos conseguem aumentar os ganhos ou entrar no mercado após se formarem. Além das opções de corte e costura, maquiagem e manicure e pedicure, o Fundo Social oferece cursos na Padaria Artesanal e Escola de Moda (ambos no Polo da Vila Brasileira), além do tradicional Mãos na Massa, que acontece nos bairros da cidade, em igrejas e associações, a partir de solicitações dos moradores.

No dia 26 de maio foi realizada a formatura das primeiras turmas deste ano do Mãos na Massa. Entre os meses de fevereiro e maio, formaram-se no curso um total de 106 alunos, de vários bairros. Eles aprendem todas as técnicas para o preparo de bolos e pães, doces e salgados. O Mãos na Massa também ensina noções de empreendedorismo e o manuseio correto de alimentos. Mais informações sobre os cursos do Fundo Social podem ser obtidas pelo telefone 4798-5143. (Marco Aurélio Sobreiro)

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo