Cinco mil famílias receberão kits com

produtos da agricultura familiar

Saiba Mais

Prefeitura de Mogi das Cruzes 06/05/2020
Author avatar
Prefeitura de Mogi das Cruzes

Cinco mil famílias receberão kits com produtos da agricultura familiar

A partir desta quarta-feira (06/05), uma nova ação de apoio às pessoas impactadas pela pandemia da Covid-19 será colocada em prática em Mogi das Cruzes. A partir de um recurso proveniente da Fundação Banco do Brasil e a articulação entre Prefeitura, a Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS/ antiga Cati) e cooperativas de agricultores na cidade, kits compostos por alimentos da agricultura local serão adquiridos, ajudando os produtores locais e serão entregues para 5 mil famílias da cidade, auxiliando também quem passa por dificuldades em meio à crise gerada pelo novo coronavírus. 

O recurso é de R$ 1 milhão e sua gestão ficará a cargo da Cooperativa dos Produtores Rurais de Jundiapeba e Região (Cooprojur) e pelos Agricultores do Quatinga, parceiros da iniciativa, que farão a compra dos gêneros alimentícios diretamente dos agricultores da cidade. Já a identificação das famílias a serem beneficiadas foi feita pela Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do programa Acessuas/ Conduz, que fez um levantamento com base nos cadastros de pessoas já assistidas pelos equipamentos e entidades sociais da cidade. 

Cada família será atendida em duas ocasiões - neste e no próximo mês, portanto o total a ser entregue será de 10 mil kits de produtos da agricultura familiar. As entregas foram divididas em etapas e a primeira começa nesta quarta-feira (06/05). Os kits serão levados a entidades e equipamentos sociais e esses farão o encaminhamento para as famílias referenciadas. Nesta primeira etapa, serão seis dias de entregas e 2.500 kits disponibilizados. 

A iniciativa partiu da Fundação Banco do Brasil, que buscava auxiliar a agricultura familiar. O intermédio entre a instituição e a Prefeitura se deu por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS/ antiga Cati), órgão oficial de Assistência Técnica e Extensão Rural no Estado de São Paulo, trabalhando pelo fortalecimento dos agricultores e suas organizações, tendo em vista a aproximação que já havia entre as secretarias estadual e municipal de Agricultura, e também com a Secretaria Municipal Assistência Social do Município e o programa Acessuas/ Conduz, por meio do programa Quitanda Social.

Ao todo, 100 produtores locais de itens como frutas, legumes e hortaliças deverão ser beneficiados. A ideia é que outros produtos não perecíveis, como arroz, feijão e açúcar sejam adquiridos de pequenos estabelecimentos, como uma forma de incentivar o comércio local. 

Para atender as determinações sanitárias, todas as pessoas envolvidas no projeto utilizarão máscaras, luvas e álcool em gel. Os kits serão compostos por pacotes de arroz, feijão, açúcar, frutas, legumes, verduras e também sabonetes.

“É um trabalho em rede, que une quem está precisando vender no campo às pessoas que, com a pandemia, estão necessitando de alimentação. O objetivo é apoiar o processo de comercialização dos agricultores familiares e o provimento básico de alimentos e material de higiene às pessoas vulneráveis impactadas pela Covid-19”, explica a secretária municipal de Assistência Social, Neusa Marialva. 

As primeiras entregas, nesta quarta-feira, serão realizadas na Associação Missionária Catequista do Sagrado Coração, Associação Mogicruzense para a Defesa da Criança e do Adolescente (AMDEM), Instituto Amor Misericordioso, Núcleo Aprendiz do Futuro e Trabalho de Apoio ao Deficiente (Tradef).

A Fundação Banco do Brasil vem desenvolvendo diversas ações semelhantes, de assistência social e saúde em meio a crise gerada pela Covid-19, em outras cidades, estados e regiões do país. 

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo