Como parte do conjunto de obras

Mirante do Pico do Urubu será entregue

Saiba Mais

Prefeitura de Mogi das Cruzes 19/06/2020
Author avatar
Prefeitura de Mogi das Cruzes

Como parte do conjunto de obras, Mirante do Pico do Urubu será entregue nesta sexta-feira

Como parte do conjunto de 19 obras que vêm sendo entregues pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, com investimento total de R$ 21 milhões, será entregue nesta sexta-feira (19/06), as 10 horas, o Mirante do Pico do Urubu. Com investimento de R$ 403.877,78, o trabalho proporciona um novo equipamento público para as áreas de turismo e meio ambiente do município. O projeto foi elaborado em total equilíbrio ambiental com a Serra do Itapeti, tendo como objetivo respeitar e valorizar um dos principais patrimônios naturais de Mogi das Cruzes.  

A obra incluiu a construção de um deck e de um espaço de atendimento ao turista, a fim de ajudar no trabalho e credenciamento de pilotos, principalmente de voos duplos. Por conta de legislação ambiental, não haverá banheiro no local. Além disso, devido à pandemia e com o objetivo de evitar aglomerações, a Guarda Municipal tem intensificado as rondas no novo mirante.

A Serra do Itapeti foi reconhecida como Área de Preservação Ambiental pelo Governo do Estado, em novembro de 2018, e a construção do Mirante vai ao encontro das características da área. Nesse sentido, o projeto de implantação de infraestrutura no Pico do Urubu foi elaborado com o objetivo de fomentar o turismo naquela região, sempre respeitando a legislação ambiental e com o planejamento de estimular o lazer de forma sustentável. As obras só foram iniciadas após o licenciamento ambiental junto à Cetesb.

Também nesta sexta-feira, só que período da tarde, às 15 horas, como parte da programação do Junho Verde, será realizada uma live com o subsecretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Eduardo Trani. Originalmente, a live teria a presença do secretário Marcos Penido, que não poderá comparecer. Além de uma conversa sobre as ações conjuntas voltadas para o meio ambiente, o evento marcará a sanção da Política Municipal de Educação Ambiental, que trará um série de parâmetros para o ensino no município. 

O secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, explica que a programação do Junho Verde terá várias atrações até o final do mês. No dia 23, às 10 horas, por teleconferência, ocorrerá a apresentação do aplicativo Reciclando, desenvolvido em parceria com o Centro Universitário Braz Cubas. O aplicativo identificou os catadores independentes da cidade e vai ajudar a dinamizar o Programa Recicla + Mogi. Já no dia 25, às 9 horas, haverá a apresentação de um mapa com a distribuição das mudas doadas no município.

No dia 27, sábado, a partir das 9 horas, ocorrerá a Missa Campal celebrada pelo Bispo Dom Pedro Stringhini, por teleconferência, no Parque Centenário. No dia 30, às 10 horas, será assinado o Termo de Cooperação entre a Prefeitura e a Fundação Florestal, com o objetivo de estimular a conservação das matas, a educação ambiental e garantir o apoio técnico da entidade na revisão do Plano de Manejo do Parque Municipal Chiquinho Veríssimo. O evento também ocorrerá por meio de teleconferência. (Marco Aurélio Sobreiro)

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo