após Carnaval, com inscrições reabertas
Por conta do Carnaval, o Projeto Verão no Parque não terá atividades neste sábado (18/2), mas a programação será retomada na semana que vem, com uma roda de conversa sobre o tema “Plantas Alimentícias Não Convencionais”. Será o terceiro final de semana do projeto, que é realizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Proteção Animal no Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello – Chiquinho Veríssimo pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Proteção Animal. O objetivo é estimular o conceito de educação e preservação ambiental entre os participantes.
O Projeto Verão no Parque abriu inscrições para as atividades e recebeu boa adesão dos mogianos, com mais de 200 participantes inscritos no total. Mesmo assim, para as próximas palestras as inscrições foram reabertas. Os interessados podem se inscrever acessando um link (clique aqui) no site da Prefeitura de Mogi das Cruzes.
Há disponibilidade de vagas para a roda de conversa sobre o tema “Plantas Alimentícias Não Convencionais”, no próximo sábado (18/2), e também para os eventos de março. No dia 4, será realizada uma atividade de reintrodução de orquídeas. No dia 11, ocorrerá uma oficina de produção de mudas. Finalizando a programação, nos dias 18 e 25 o projeto oferecerá uma oficina de construção de aquecedor solar com materiais recicláveis.
A programação teve início no dia 4 de fevereiro, com uma oficina sobre plantas medicinais e explicações a respeito de plantio e usos. Já no sábado passado, dia 11, foi realizada a palestra sobre o tema “Animais Silvestres”, em turma única, das 8h30 às 11h30. O médico veterinário Jeferson Renan de Araújo Leite, da Prefeitura de Mogi das Cruzes, falou sobre o tema e tirou dúvidas do público presente.
De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente e Proteção Animal, André Saraiva, o projeto teve boa aceitação entre os mogianos: “É uma oportunidade para as pessoas aprenderem mais sobre temas atuais”, observa. A educadora ambiental Carla Panzeri lembra que os participantes demonstram interesse sobre as palestras e ainda recebem informações sobre o parque e todo o seu ecossistema.
As palestras e oficinas são ministradas por técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e também por especialistas nas áreas abordadas. O Projeto Verão no Parque tem como objetivo oferecer educação ambiental aos mogianos de uma maneira integrada, mantendo contato com a natureza.
O Parque Municipal é uma unidade de conservação e as visitas ocorrem sempre de forma monitorada, mediante agendamento prévio e de acordo com a disponibilidade de vagas. O local é um dos principais patrimônios naturais da cidade e possui um rico ecossistema preservado, sendo, por isso, um ótimo local para a realização de oficinas e palestras sobre o meio ambiente.