Profissionais da saúde participam
A Secretaria de Saúde de Bertioga realizou no fim de semana um curso de reanimação neonatal com a equipe médica de pediatria e enfermagem da maternidade do Hospital Municipal. A capacitação teve como foco a atenção ao neonatal, com objetivo de diminuir as taxas de mortalidade no Município e Baixada Santista.
O curso oficial de reanimação neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria é destinado a médicos e enfermeiros que trabalham diretamente na assistência do recém-nascido, na sala de parto e durante as primeiras horas de vida do bebê.
O instrutor Antônio Carlos de Morais explica porque o curso é importante. “Visa diminuir a mortalidade neonatal, que é alta na Baixada Santista. No mundo, a asfixia perinatal é uma das causas de morte de recém-nascidos. O curso aborda a parte teórica, desde o nascimento; e a prática, com bonecos que vão simular o nascimento, parada cardíaca e reversão da mesma”.
“O curso prepara profissionais de saúde para o trabalho na sala de parto. São abordadas qualquer eventualidade que aconteça com o recém-nascido que precise de uma atuação para fazer ressuscitação”, diz Maximiliano Miranda, responsável de saúde da São Francisco Gestão de Saúde, gestora do serviço de saúde de Bertioga. As atividades foram oferecidas pela empresa.