Secretarias planejam ações ambientais
Reforçando a parceria para ações de educação ambiental com os alunos da Rede Municipal, as secretarias de Educação e Meio Ambiente se reuniram na última semana para planejar as ações conjuntas para o ano letivo de 2025. Durante o encontro, foram alinhados os roteiros pedagógicos que fazem parte dos atendimentos ao longo do ano, dentro das metas do Programa de Educação Ambiental da prefeitura de Bertioga.
Entre os projetos oferecidos, destacam-se o Barco Escola "Arca do Saber", Aventuras no Centro de Educação Ambiental e o Cine CEA. Já no Barco Escola, os alunos terão a oportunidade de vivenciar o ecossistema do manguezal por meio do roteiro "No Manguezal tem água, tem lama, tem vida e tem trama", navegando pelo Canal de Bertioga e pela foz do Rio Itapanhaú.
Já no roteiro "Aventuras no Centro de Educação Ambiental", os estudantes poderão aprender sobre o bioma da Mata Atlântica, explorando sua biodiversidade e a importância da preservação desse ecossistema. Juntos, os dois roteiros atenderão um grande número de alunos, proporcionando experiências educativas únicas e enriquecedoras.
De acordo com Mylene Lyra, Diretora de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, “O encontro foi um momento importante para alinhar as ações com a Secretaria de Educação e garantir que nossos roteiros pedagógicos atendam às necessidades e interesses dos alunos. Através dessas atividades, buscamos sensibilizar os estudantes para a preservação ambiental e para a importância do cuidado com nossos ecossistemas”.
O Cine CEA segue o calendário ecológico do município, buscando promover a reflexão crítica sobre as relações entre o ser humano e o ambiente. Além disso, o Cine CEA propicia debates sobre assuntos relevantes para a sociedade por meio da exibição de filmes com temáticas socioambientais. O Cine Viveiro ocorre à noite, com sessões voltadas principalmente para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), mas é aberto a toda a comunidade.
Renata de Brito, Chefe de Gestão do Centro de Educação Ambiental, também compartilhou sua perspectiva sobre o evento: “Estamos muito felizes com a parceria entre as secretarias, que possibilitará um atendimento de qualidade a um número significativo de alunos. A experiência que eles terão no Barco Escola e no Centro de Educação Ambiental contribuirá para a formação de cidadãos mais conscientes sobre as questões ambientais e sobre a necessidade de preservação dos nossos recursos naturais”.