Bertioga sediará a última etapa do Circuito Brasileiro de handebol de praia, entre os dias 17 e 20 de janeiro. Cerca de 600 pessoas são esperadas na cidade para acompanhar as disputas e as competições.
O circuito envolverá as categorias cadete e infantil. O objetivo do evento é selecionar jogadores para a seleção brasileira, visando a Olimpíada da Juventude de 2026, que será realizada em Dakar, no Senegal.
Os melhores atletas de diversos estados do país, como Rio de Janeiro, São Paulo, Paraíba e Roraima, participarão com 25 equipes no total.
O campeonato está em seu segundo ano na categoria cadete e no primeiro na categoria infantil. Na sequência, a disputa seguirá o calendário referente ao ano anterior, com uma espécie de final da competição, reunindo as 10 melhores equipes em Guaratuba, no Paraná, de 24 a 28 de janeiro.
O secretário de esportes e lazer, Danilo Lerne, ressalta que a federação foi a responsável pela aproximação com o município. Segundo ele, a iniciativa valoriza o potencial esportivo da cidade, que se torna um grande polo da região, além de incentivar a prática da modalidade.
“Estou muito feliz em conseguir trazer a competição para Bertioga, porque fui morador e atleta, onde dei meus primeiros passos na modalidade. É muito gratificante retornar à minha cidade e fomentar o esporte, além de colocar o município no cenário nacional”, diz o diretor da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), Gulliver Esteves, sobre o circuito.
A competição integra o calendário ‘Bertioga 365 dias de + esportes’, que visa implementar a política de incentivo à prática esportiva e ao lazer no município, além de fomentar o turismo, no período de férias escolares e alta temporada